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Vitamina B12: para que serve afinal?



A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina essencial que seu corpo precisa, mas não pode produzir.

É encontrada naturalmente em produtos de origem animal, mas também adicionado a certos alimentos e disponível como suplemento oral ou injeção.

A vitamina B12 desempenha muitas funções em seu corpo. Auxilia no funcionamento normal das células nervosas e é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e síntese de DNA.

Para a maioria dos adultos, a ingestão diária recomendada (IDR) é de 2,4 mcg, embora seja maior para mulheres grávidas ou amamentando.

A vitamina B12 pode beneficiar seu corpo de maneiras incríveis, aumentando sua energia, melhorando sua memória e ajudando a prevenir doenças cardíacas.

Aqui estão alguns benefícios para a saúde da vitamina B12.


· Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na prevenção da anemia

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A vitamina B12 desempenha um papel vital em ajudar seu corpo a produzir glóbulos vermelhos.

Os baixos níveis de vitamina B12 causam uma redução na formação de glóbulos vermelhos e evitam que se desenvolvam adequadamente.

Os glóbulos vermelhos saudáveis ​​são pequenos e redondos, ao passo que se tornam maiores e geralmente ovais nos casos de deficiência de vitamina B12.

Devido a esta forma maior e irregular, os glóbulos vermelhos são incapazes de se sair da medula óssea para a corrente sanguínea, causando anemia megaloblástica.

Quando você está anêmico, seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio aos órgãos vitais. Isso pode causar sintomas como fadiga e fraqueza.



· Pode prevenir defeitos congênitos graves

Os níveis adequados de vitamina B12 são cruciais para uma gravidez saudável.

Estudos mostram que o cérebro e o sistema nervoso do feto precisam níveis adequados de B12 da mãe para se desenvolverem adequadamente.

A deficiência de vitamina B12 nos estágios iniciais da gravidez pode aumentar o risco de defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural. Além disso, a deficiência materna de vitamina B12 pode contribuir para o nascimento prematuro ou aborto espontâneo.

· Pode ajudar a saúde óssea e prevenir a osteoporose

Manter níveis adequados de vitamina B12 pode ajudar na saúde óssea .

Um estudo em mais de 2.500 adultos mostrou que pessoas com deficiência de vitamina B12 também tinham densidade mineral óssea menor do que o normal.

Os ossos com densidade mineral diminuída podem se tornar delicados e frágeis com o tempo, levando a um risco aumentado de osteoporose.

Outros estudos também mostraram uma ligação entre os baixos níveis de vitamina B12 e problemas de saúde óssea e osteoporose, especialmente em mulheres.


· Pode reduzir o risco de degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular que afeta principalmente a visão central.

Manter níveis adequados de vitamina B12 pode ajudar a prevenir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Os pesquisadores acreditam que a suplementação com vitamina B12 pode reduzir a homocisteína, um tipo de aminoácido encontrado na corrente sanguínea.

Níveis elevados de homocisteína foram associados a um risco aumentado de degeneração macular relacionada à idade.


· Pode melhorar o humor e os sintomas de depressão

A vitamina B12 pode melhorar seu humor.

O efeito da vitamina B12 no humor ainda não é totalmente compreendido. No entanto, essa vitamina desempenha um papel vital na síntese e metabolização da serotonina, uma substância química responsável pela regulação do humor.

Portanto, a deficiência de vitamina B12 pode levar à diminuição da produção de serotonina, o que pode causar depressão.


· Pode beneficiar seu cérebro, evitando a perda de neurônios

A deficiência de vitamina B12 foi associada à perda de memória, especialmente em adultos mais velhos.

A vitamina pode desempenhar um papel na prevenção da atrofia cerebral, que é a perda de neurônios no cérebro e frequentemente associada à perda de memória ou demência.


· Pode melhorar sua disposição

Os suplementos de vitamina B12 há muito tempo são apontados como o produto ideal para melhorar sua disposição.

Todas as vitaminas B desempenham um papel importante na produção de energia do seu corpo.

Se você tiver deficiência em vitamina B12, tomar um suplemento ou aumentar sua ingestão provavelmente aumentará sua disposição.

Na verdade, um dos primeiros sinais mais comuns de deficiência de vitamina B12 é a fadiga ou a falta de energia.


· Pode melhorar a saúde do coração diminuindo a homocisteína

Os níveis sanguíneos elevados do aminoácido comum homocisteína têm sido associados a um risco aumentado de doença cardíaca.

Se você tem uma deficiência significativa de vitamina B12, seus níveis de homocisteína aumentam.

Estudos demonstraram que a vitamina B12 ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.



· Mantem cabelos, pele e unhas saudáveis

Dado o papel da vitamina B12 na produção de células, níveis adequados desta vitamina são necessários para deixar os cabelos, pele e unhas saudáveis.

Na verdade, baixos níveis de vitamina B12 podem causar vários sintomas dermatológicos, incluindo hiperpigmentação, descoloração das unhas, alterações no cabelo, vitiligo (perda da cor da pele em manchas) e estomatite angular (cantos da boca inflamados e rachados).

A suplementação com vitamina B12 demonstrou melhorar os sintomas dermatológicos em pessoas com deficiência de B12.

No entanto, se você estiver bem nutrido e não tiver deficiência dessa vitamina, é improvável que tomar um suplemento melhore sua pele, força das unhas ou saúde do cabelo.

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Venha conversar com a gente, estamos à disposição!

Um abraço,

Christina Matias e Léia Estevão

Fundadoras da Quantic flora